terça-feira, 12 de maio de 2015

Não seja um Crente Vão

"Porque vós mesmos, irmãos, bem sabeis que a nossa entrada para convosco não foi vã"

Paulo com certeza não era do tipo vão, todas as viagens dele, cada mensagem, cada palavra escrita, sempre com um grande proposito. E dessa forma em pouco tempo que passava em cada cidade, conseguia um grande trabalho. Mas nós, quase o tempo todo temos atitudes vãs.
Quando nos dedicamos um pouco que seja as crianças, aos jovens, a um idoso, a um vizinho carente da Palavra de Deus… Pode nos trazer belos frutos.

Mas então, porque não fazemos?

Possivelmente porque não estamos dispostos a viver para Cristo, porque não nos entregamos totalmente nossa vida a Deus. Nós sabemos da obra que deve ser feita, e por mais imperfeito que sejamos, sabemos que Deus pode nos ajudar.

"Mas, mesmo depois de termos antes padecido, e sido agravados em Filipos, como sabeis, tornamo-nos ousados em nosso Deus, para vos falar o evangelho de Deus com grande combate."

Paulo nos conta que se tornaram mais ousados, corajosos, após terem dificuldades vencidas. Nós simplesmente não lutamos contra as dificuldades mais simples, como cinco minutos a menos de sono para orar agradecendo a Deus pelo dia, ou a preguiça de ler um versículo da Bíblia e pensar nele por alguns minutos.

"Porque a nossa exortação não foi com engano, nem com imundícia, nem com fraudulência;
Mas, como fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações.
Porque, como bem sabeis, nunca usamos de palavras lisonjeiras, nem houve um pretexto de avareza; Deus é testemunha;"

As “igrejas” por ai tem muitas atitudes, mas com qual propósito? A ida de Paulo a Tessalonica não havia sido em vão porque foi para pregar Cristo morto em uma cruz por nossos pecados e ressuscitado para reinar na eternidade.
Paulo não pregava com palavras aos homens, não tentava agradar e nem enganar, muito menos fazer imundícias (que é o que muitos tem feito e ainda coloca o nome de Deus). Ele tinha um objetivo simples e puro, e nós devemos ter o mesmo. Cuidado para não fazer uma obra pensando em qualquer glória pessoal, o mundo está cheio disso, falsos servos de Deus, ou as vezes crentes verdadeiros mas em pecado, se vangloriando de obras realizadas.

"E não buscamos glória dos homens, nem de vós, nem de outros, ainda que podíamos, como apóstolos de Cristo, ser-vos pesados;"

Eles não buscavam reconhecimento algum dos homens, Paulo não buscou em momento algum ser o “Santo Paulo”, porque ele sabe que não é mérito nenhum dele realizar qualquer obra. Paulo foi santo, no sentido de ter sido separado por Deus para essa grande obra.

"Antes fomos brandos entre vós, como a ama que cria seus filhos.
Assim nós, sendo-vos tão afeiçoados, de boa vontade quiséramos comunicar-vos, não somente o evangelho de Deus, mas ainda as nossas próprias almas; porquanto nos éreis muito queridos.
Porque bem vos lembrais, irmãos, do nosso trabalho e fadiga; pois, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, vos pregamos o evangelho de Deus."

De boa vontade, queriam servir completamente a Deus, levando o evangelho aqueles homens. Eles amavam aqueles irmãos. Quanto nós temos amado nossos irmãos e visitantes? Pois não fazemos nada por eles, não pregamos para eles, não fortalecemos eles em Cristo, não oramos por eles, não ficamos atentos as suas necessidades... Não fazemos nada! Como podemos dizer que os amamos? E se não amamos os filhos de Deus, como podemos amar o próprio Deus, a quem nunca vimos?

"Vós e Deus sois testemunhas de quão santa, e justa, e irrepreensivelmente nos houvemos para convosco, os que crestes.
Assim como bem sabeis de que modo vos exortávamos e consolávamos e testemunhávamos, a cada um de vós, como o pai a seus filhos;
Para que vos conduzísseis dignamente para com Deus, que vos chama para o seu reino e glória."

Os irmãos e Deus eram testemunhas da obra de Paulo e seus companheiros, qual testemunho temos de nossos irmãos? E de Deus?

"Por isso também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes."

A Palavra que recebemos não são de homens, mas do próprio Deus, não podemos ignora-la, não podemos ser frios com ela como temos sido, é necessário ouvi-la atentamente e se entregar para essa obra maravilhosa.

Deus não nos chama para um banco, nos chama para uma guerra na qual não podemos nos esconder, devemos lutar o bom combate por Cristo! Tenha proposito de servir a Deus em sua vida.

Victor Paolo Ferro

Nenhum comentário:

Postar um comentário