quarta-feira, 11 de abril de 2012

Temor e Medo


Muitas vezes em nossa vida sentimos medo, medo do que as pessoas vão pensar, de coisas darem errado, de estar tomando decisões erradas, das consequências de nossas atitudes. Mas ter medo ou temor, é correto? O que a Bíblia nos diz sobre esse sentimento?
Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o SENHOR e contra o seu ungido, dizendo: Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas...
...Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos instruir, juízes da terra. Servi ao SENHOR com temor, e alegrai-vos com tremor.” - Salmos 2:2-3 e 10-11

Deus chama esses reis, que se levantam contra Ele, a servirem com Temor. O temor faz parte da verdadeira conversão, é ela que nos leva a ter humildade e reconhecer nossos pecados perante um Deus Santo, Justo e Todo-Poderoso.
Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.” - Tiago 2:19
Demônios tem medo, tremem de medo! Mas não é esse sentimento que Deus se refere em Salmos 2. O temor que os demônios sentem, não os levam a servir a Deus, eles correm de Deus!
Os ímpios também não sentem temor, como nos mostra Salmos 36:1-4:
A transgressão do ímpio diz no íntimo do meu coração: Não há temor de Deus perante os seus olhos. Porque em seus olhos se lisonjeia, até que a sua iniquidade se descubra ser detestável. As palavras da sua boca são malícia e engano; deixou de entender e de fazer o bem. Projeta a malícia na sua cama; põe-se no caminho que não é bom; não aborrece o mal.
Mas vemos em Paulo um exemplo de verdadeiro temor a Deus, note a reação de Paulo, ele estava tremendo, atônito, mas foi então que houve a submissão a Deus, o respeito e a entrega de sua vida a Cristo:
E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer. E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém.  - Atos 9:4-7
Repare na diferença entre Paulo e os homens que estavam com ele, os outros homens tinham apenas medo, mas Paulo sentiu o temor a Deus. Através desse temor, Paulo se tornou o grande apóstolo que conhecemos.
“O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre.” - Salmos 111:10
É o principio da sabedoria. Por temor a Deus, somos levados a medir nossas ações com cuidado, para fazer conforme a vontade de nosso Senhor.
“O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.” - Provérbios 1:7
É o principio do conhecimento – Se você tem o verdadeiro temor a Deus, buscará conhecê-lo, sentirá prazer em saber mais desse Deus magnífico.
“O que o homem mais deseja é o que lhe faz bem; porém é melhor ser pobre do que mentiroso. O temor do SENHOR encaminha para a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e não o visitará mal nenhum.” - Provérbios 19:22-23
Quando se sente apenas medo de Deus, assim que ver uma oportunidade de fazer algo que você acha que é bom para você, não pensará duas vezes e fará. Porém, vemos que quem teme, confia em Deus e sabe que é o Senhor que encaminha para a vida, fica satisfeito em saber que está fazendo a vontade de seu Pai, não visitará mal nenhum.
Um exemplo bem claro da diferença entre medo e temor é o extinto animal. Um cão quando sente medo, ou se esconde ou ataca; mas quando sente temor de seu dono, ele se achega mansamente e permite que o dono o guie.
Como você tem reagido a Deus? Tem se escondido ou talvez até mesmo agindo propositadamente contra a vontade do Senhor? Ou tem sido temente e se achegado aos pés deste Senhor Todo-Poderoso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário